sábado, 3 de janeiro de 2015

Por que ir a Cartagena?

Porque tem:
(x) Beleza natural
(x) História
(x) Charme e romantismo
(x) Aventura
(x) Turismo de luxo
(x) Turismo para mochileiro
Tem tudo aqui!!!! Cartagena é divina para todos os gostos!

Muralhas de Cartagena

Confesso que eu não tinha nenhuma intenção em ir a Cartagena. Mas estou muito grata que minhas milhas me forçaram a ir pra lá. Nem mesmo as dicas que minha amiga Carol e meu querido agente de viagens Pierluigi me deram tinham me animado. Mas eu fiquei deslumbrada com aquele lugar!

Existem no continente americano duas cidades ainda muradas; Quebéc, no Canadá e Cartagena, na Colômbia. 

Residência de Sir Francis Drake em Cartagena





Devido à sua localização privilegiada (vale a pena conhecer a história completa por lá), Cartagena foi utilizada pela Coroa Espanhola como porto para envio das riquezas do Novo Mundo à Espanha. E por isso a cidade foi fortificada, já que a área era disputada não só por outros países colonizadores como também por piratas.

Por falar em piratas, pra quem gosta desse assunto, Cartagena (e o Caribe de forma geral) é uma delícia adicional, já que muitas das histórias de piratas conhecidas ocorreram por ali (não à toa dando origem a livros e filmes famosos). Lá Sir Francis Drake, um renomeado pirata inglês se fixou por 3 meses, cobrando valores altíssimos da população local como forma de não usar suas forças contra a população, deixando o povoado aterrorizado. Sua casa é exatamente em frente à igreja que ele praticamente devastou ao chegar. 

Mas não espere que eles falem muito sobre piratas por lá. Infelizmente não há turismo voltado para esse nicho. Só se fala mais sobre as vantagens naturais da cidade, que é cercada por uma enorme orla de mar raso, o que fazia com que os barcos não conseguissem chegar à cidade facilmente. E as áreas de mar de acesso à cidade que eram fundas o suficiente, nas baías de Boca Grance e Boca Chica, são muito bem fortificadas.

A cidade amuralhada, que é o centro histórico, é linda, charmosa, fofa. Cheia de pracinhas com restaurantes, assim como cidades muradas do velho continente. Me lembrou em especial Lucca, na Itália.

É promovido um concurso anual de forma a estimular a manutenção das fachadas de suas casas. Quem ganha o concurso é isento por um ano de pagamento de imposto residencial. Outra curiosidade é que muitas das paredes das casas (e até parte significativa das muralhas do fortificado) são feitas de corais. A região de Cartagena é muito rica em corais. O  Parque Nacional  Corais do Rosário e San Bernardo é todo de ilhas de corais, com exceção da Isla Baru, que era uma península mas devido a um dique feito pelos Espanhóis na época da colonização, acabou por virar uma ilha.. 



Botero e nós.
Outros famosos que moraram lá foram o escritor Gabriel Garcia Márquez, que usou a cidade e o povoado de Cartagena como base pra muitas de suas histórias. E  o artista Bottero. Eu que adoro as obras dele fiquei super feliz porque há na cidade várias reproduções dele e até uma estátua numa das praças tilindas do centro histórico.

Para quem curte há um tour voltado para amantes de Gabriel Garcia Márquez com o guia chamado Durán.
Nós e Durán no day tour por Cartagena.
Não foi o tour que fizemos, então não sei como é. Ele indica que se tenha lido pelo menos 3 livros do Gabo para fazer esse tour. Nós contratamos o Durán como guia, mas fizemos o city tour, não o específico de Gabo.

Cartagena não é só história. É também dona de uma beleza natural estonteante, onde fica o Parque Nacional Corales del Rosario e San Bernardo. Um arquipélago de 27 ilhas onde algumas, mesmo que privadas, são hotéis que disponibilizam day tour. Para falar das minhas escolhas das ilhas veja o post 'O que gostaria de ter sabido antes de ir a Cartagena'. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário