quinta-feira, 19 de junho de 2014

Windsor, Bath e Stonehenge, UK - 1 day tour

Se eu não levasse a tia linda à Stonehenge acho que ela me matava! Então coloquei no roteiro. Alguns amigos me falaram que o ideal seria ir e ficar em Bath pelo menos uma noite pq a cidade é muito bonitinha e bacana pra se conhecer melhor (depois fiz amizade com uma moça de Bath e ela era só elogios com a cidade dela). Como tínhamos pouco tempo e nenhuma vontade de ficar ziguezagueando de malas por lá (afinal eu que tinha que carregá-las! rs), pegamos um roteiro de um dia de ônibus, que passava rapidamente por esses 3 lugares. Tivemos coisas boas e coisas ruins. 

O passeio eu fechei pelo site Ceetiz com a empresa Premium Tour que consistia em ida e volta de ônibus, partindo de Victoria Coach Station (que é a cerca de um quarteirão e meio próximo à estação de metrô Victoria, então considere que vai levar uns 15 minutos a mais pra chegar após desembarcar do metrô - caso vá de metrô, claro). 

Ao fazer a compra eles me davam algumas opções, tais como:
- guia de áudio em português (cobrado adicionalmente) e eu comprei pra nós duas;
- almoço em Bath. Eu escolhi sem a opção com almoço porque achei que assim eu teria liberdade pra poder escolher o restaurante que melhor me conviesse.

O ônibus saiu pontualmente no horário 8:15min e nossa primeira parada era Windsor (que fica pertíssimo do aeroporto de Heathrow). Entramos no ônibus e lá fomos nós! O guia era muitíssimo divertido, o que foi legal. Mas ninguém entregou nenhum 'audio guide' em português pra gente. Então o jeito era eu traduzir pra tia o que tava acontecendo, principalmente quando o ônibus inteiro ria e ela não tinha como participar. A chegada em Windsor foi um pouco mais cedo do que o previsto porque não havia trânsito. Não me recordo quanto tempo tivemos no local, mas me lembro que foi pouco, algo como 2 horas.
Ao chegar em Windsor o motorista do ônibus me perguntou se nós éramos as brasileiras do grupo, eu disse que sim. Então ele falou algo como ' que bom que vcs falam bem inglês, porque o guia em português não está funcionando'. Fiquei muito brava! Como assim me vendem uma coisa, cobram por ela, sabem que não tá funcionando mas dane-se?! Eles tinham que me oferecer essa opção! E se eu não soubesse inglês at all? Enfim....como estava com uma senhora de 80 e poucos anos, aproveitei mais uma x o fato de ela não ter entendido o que tava acontecendo pra poder fingir que nada tava acontecendo mesmo e não fazê-la se estressar na viagem. Fomos seguir o guia por Windsor.


A parte de seguir o guia foi complicada. Pq não dava, eu entendo, pra 40 pessoas ficarem esperando o tempo de uma senhorinha chegar nas coisas. Então eu falei pro guia que podia seguir com o povo que eu faria o tempo da tia com ela.

Outro ponto super negativo que achei do passeio é que era dia de Páscoa. Eu escolhi esse passeio esse dia porque era Páscoa e teríamos uma Páscoa diferente. Só que por ser no final de semana da Páscoa o castelo fica fechado à visitação pq a Rainha passa a Páscoa lá. Então tivemos que ficar só rodeando o Castelo, sem poder entrar. Estava bem frio. Mas deve ter sido, em contrapartida, o dia que mais perto da Rainha ficamos! rsrsrsrs


Eu e a tia em frente ao Castelo de Windsor

De lá partimos para Bath. Não sei quanto tempo demorou pq dormi. Chegando lá o guia perguntou quem tinha comprado com o almoço. Respondi que nós não. Então ele nos deu umas moedinhas estilo romanas que eram entradas preferenciais para as Termas Romanas. Ou seja, a gente furou a fila (que estava ENORME) na maior cara dura.

Tia e eu nos Termas de Bath (que vontade de entrar nessa água!)
Ao entrar já te oferecem um audio guide (que é fornecido pela atração turística, não pela cia de turismo). É um passeio interessante. Mas muito rápido. Eu já tinha ido a outros termas romanos pela Itália, mas não me lembro de estarem tão bem conservados ou de conseguir fazer sentir como seria na época como esse me fez.
'Aldeões' de Bath com a tia pra uma foto

Catedral de Bath

Aliás, em Bath vc pode experimentar a água de lá. Há uma pia com torneira e copos descartáveis em um dado ponto para que possa experimentar. É horrível o sabor. Mas vai que faz milagres de verdade! rs

Por Bath se não me engano a gente tinha algo em torno de uma hora a uma hora e 15 minutos. Deu tempo somente de passear nos termas (porque tínhamos a entrada preferencial) e depois passamos rapidamente na Catedral deles, que é muito bonita e pronto, seguimos de volta pro ônibus.

Quem tinha escolhido a opção com almoço com certeza não teve tempo de entrar nos termas ou se teve não teve tempo de curtí-lo, porque a fila de entrada estava realmente muito grande naquele dia/hora.

Em um pouco de tempo que tive pra esperar o ônibus aparecer descobri um local com nome um tanto interessante: The Alehouse. Uma casa especializada em cervejas que fica na 1 York Street, exatamente em frente ao ponto de encontro do busão (chaaato!!!). Claro que dei uma conferida!

Entramos no ônibus e aí o guia nos informou que iríamos agora para o almoço.  Até aí, ok. Andamos mais pelo menos uma hora de ônibus e eis que ele para no meio de quase nada e descemos pra um restaurante lindinho, tudo o que se espera de algo no interior da Inglaterra. O guia me lembrou que não tínhamos o almoço comprado (ok, eu sei disso). Mas como achei esquisito ele fazer questão de me lembrar, fui a uma garçonete e perguntei se a cozinha estava aberta. Ela disse que não, que agora só serviam bebidas. E que de comida só tinha os pratos de quem tava com o almoço comprado antes pq eles eram escolhidos antes. COMO ASSIM levam pessoas pro meio do quase nada SEM AVISAR que não vai ter como comer de jeito nenhum? Nossa, fiquei fula da vida. Imagina uma senhora de 80 e poucos anos com fome, cansada lá pelas 3 da tarde. É pior que bebê! Bom, mais uma x tive que fingir que nada tava acontecendo pq não queria preocupá-la. Então perguntei à garçonete se havia algum restaurante por perto. Ela me indicou seguir a rua que deveria achar algo. Avisei ao guia, que me disse que tínhamos 45 minutos pra voltar e lá fomos nós, de baixo de chuva e frio procurar algo pra comer. Me senti, juro, como no filme A vida é Bela, com o mundo caindo e eu cantando e dançando (na chuva) pra poder fazer a experiência da tia a melhor possível.

Cerca de 500 mts dali achamos um pub lindo, muito lindo, muito aconchegante, somente com pessoas locais, ninguenzinho falando outra língua se não aquele formoso sotaque britânico. Entramos, perguntei se tínhamos como conseguir comer em 30 minutos, a moça disse que sim. Então nos sentamos e comemos. E foi uma das experiências mais supimpas de comida que tive na viagem. Se não a mais.
O nome do lugar é Red Lion e estávamos na cidade de Lacock, pelo que diz no cartão do lugar rs. O atendimento foi primoroso, a comida master saborosa.
Baked Camembert in the box with rosemary & garlic, red onion marmalade & rustic bread

Homemade soup of the day with rustic bread (a sopa do dia era de cogulemos)

Saímos correndo do almoço em direção ao pub onde estava nosso pessoal e deu tudo certo, chegamos lá eles tinham acabado de entrar no busão. Ufa! De lá partimos pra Stonehenge. Tb não sei quanto tempo demorou porque dormi.  
A gente no frio. Ops, em Stonehenge

Chegando em Stonehenge a gente recebeu um audio guide (mais uma x fornecido pela atração turística, não pela cia de turismo) e fomos encaminhadas para uma fila para pegar um ônibus que é do local que nos leva próximo às pedras. Munidas de todos os casacos da face da terra + nossas capas de chuva, lá fomos nós!
Confesso que Stonehenge não é um local que estaria no meu roteiro se não fosse pela tia. E realmente nada me agregou, nem mesmo em emoção. Achei, sinceramente, Matchu Picchu muito mais interessante. Mas sei que pra ela foi muito especial.

Aliás, pra quem acha que se chega perto das pedras, não chega. Há uma separação e essa distância que vcs vêem da gente pras pedras nas fotos é a distância que se fica.


Tia feliz!!!
Lá há ainda uma grande loja de comida e bebida com vários tipos de chocolates quentes, que foram a salvação pro meu congelante ser. E tb há uma loja bem grandinha de souvenirs para quem quer levar presentinhos dessa experiência.

Chegamos de volta à Londres por volta das 20h, como planejado.

Resumindo: acho muita coisa pra se fazer em tão pouco tempo. SE vc tem mais tempo, aproveite mais cada lugar. Agora se não tem tempo, ok, faz o estilo piscou passou que fizemos que tb vai ser legal. O que não pode é deixar de conhecer!











Nenhum comentário:

Postar um comentário