segunda-feira, 16 de junho de 2014

Londres - UK

A primeira coisa que preciso dizer é que eu fiz 'duas viagens em uma' pra Londres. E ambas foram perfeitas.

Deixa eu explicar: fui pra Europa há cerca de um mês e meio atrás com uma tia-avó e passei 12 dias com ela passeando por 4 países (Inglaterra, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte). Depois ela retornou sozinha e abandonada pro Brasil (tadinha!) e eu segui por 3 dias tb sozinha (tadinha!) até que meu marido chegou em Londres e seguimos tb viajando por mais 15 dias por outros 3 países. A única cidade que fiz com os dois foi Londres e acabei por conhecer duas Londres, uma onde podia comprar o que queria  (não assim esbanjando, mas sem contar trocados) e uma contando tudo pra ficar dentro da verba do casal (não assim tão curta como na época em que éramos mochileiros, mas ainda assim ficando dentro de uma verba que nos dá direito a alguns momentos de esbanjo, não todos rs). 

Esse post vai ser sobre minhas considerações e experiências sobre Londres. Não vou falar dos pontos turísticos em si, falando somente, quando achar necessário, minhas impressões. Afinal, é Londres, né! TODO MUNDO já sabe quais são os pontos turísticos.

E para atender à curiosidade de todos começo com o que mais me perguntaram:
Como foi viajar com uma senhora de + de 80 anos?
Todos os meus amigos antes de eu ir estavam aflitos. Confesso que eu não, mas foi super tranquilo. Como qq dupla de meninas viajando sozinha, aprontamos muito, rimos muito, bebemos um pouco e pagamos muito, muito mico. Quase todos os lugares que fomos eram bem adaptados pra pessoas de mobilidade reduzida, com exceção para lugares onde quem montou foi a Mãe Natureza, e aí fazíamos tudo ao tempo dela,conforme ela conseguia dar prosseguimento.
O que achei de Londres?
Eu tinha a impressão de que não gostaria de Londres, de que ela seria fria como acho Paris e com povo tão mal educado e esnobe quanto. Mas foi um delicioso engano. Me deparei com um povo que, ok, não dá beijo e abraço como a gente aqui, mas é MUITO simpático e muito, muito, muito 'helpful'. Os caras moram numa das cidades mais turísticas do mundo e mesmo assim não perdem a paciência, o jogo de cintura e a delicadeza em ajudar aos turistas. Fiquei realmente impressionada. O que eu não gostei - e fui até enrolada - foi o atendimento em algumas empresas, como de turismo e telefonia. Mas o que tive de problemas tb vou relatar pra vcs, vai que ajuda.

O que acho muito importante saber sobre Londres antes de ir (e que gostaria de ter sabido antes de chegar lá):
- Chegando pelo aeroporto de Heathrow vc tem acesso wifi por 30 minutos, bastando fazer um cadastro. É só ligar seu celular, colocar em internet que vai aparecer. Faça o cadastro e pronto. Então  se vc for como eu que quer chegar e já avisar que está bem, pode ficar despreocupado;

- Se vc quiser comprar um chip de celular pra colocar no seu mas vc não é tão bem descolado assim quanto ao uso do seu aparelho e essas coisas eu não aconselho a colocar em máquinas. Lá existem máquinas tipo essas de refrigerante que vendem chips de celular. Dentro do próprio aeroporto tem. Um amigo meu me indicou comprar lá e foi um desastre. Eu não entendo nada de tecnologia, só sei ligar, usar, desligar. Parei na máquina e comprei uma das milhões de opções que tinha do envelopinho que vem o chip. O chip era maior do que o do meu tipo de celular. Daí tive que comprar outro, que era menor do que o meu tipo de celular, mas veio com um adaptador, ufa! Mas o adaptador não gostou do meu telefone e não queria funcionar de forma alguma. Fui dias depois a uma loja da marca do chip que comprei reclamar que o adaptador não estava funcionando e me falaram que não havia o que fazer, pq às x não funcionava mesmo. Imagina o ódio da pessoa aqui!!!

- Como comprar seu chip: o que deu certo comigo foi comprar na loja da Vodafone. Comprei em Paddington, que é o destino do trem que vc provavelmente vai pegar do aeroporto pra chegar na cidade. Então segura a onda até lá e lá vá numa loja da Vodafone (fica perto de uma das entradas principais) e converse com os vendedores. Ali eu fui muito bem atendida, os caras me perguntaram como ia usar o tel, se como tel, se como internet, com que frequencia, o que queria usar, etc, pra indicar o melhor chip e instalaram pra mim pra provar que tava ok. Todos os outros países eu segui essa mesma linha depois e aí não tive mais problemas.

- Como ir do aeroporto até Londres? Como na maioria das cidades o aeroporto é longe. Mas em Londres isso não é um problema. Dentro do próprio aeroporto tem uma estação de trem que vai te deixar em Paddington, que é uma central de trem e ônibus. Na área de desembarque vai ter avisos pro Heathrow Express, que é o trem. Vc pode comprar o bilhete lá mesmo, podendo ser com um atendente (em frente ao elevador) ou em máquinas no corredor que dão acesso à estação de trem. Não é caro, é prático e muito bom o serviço.

Hospedagem em Londres
Com a tia fiquei em um hotel na região de Blackfriars. O hotel que ficamos foi o Premier Inn Blackfriars que eu comprei pelo site da Booking.com  O hotel é muito perto da estação de metrô, tem um mini mercado na esquina e alguns pubs em volta. A região é tranquilíssima e uma das linhas de metrô que passam por lá é a circular, que é a que faz muito boa parte da área turística da cidade. Vale ressaltar que o restaurante do hotel era muito bom. O café da manhã foi o que eu mais gostei de todos os que tivemos por lá. É um self service muito bem servido com coisas beeem boas e muita variedade. E o atendimento de todos do hotel foi espetacular!
Meu primeiro café da manhã no Premier Inn Blackfriars

Já quando marido chegou nós ficamos em outro bairro, um pouco menos turístico (não acho que haja área não turística em Londres...) e ficamos num quarto pelo airbnb.com no apartamento do casal Chris e do Eyal. O apartamento é lindo e a vista é isso mesmo, deslumbrante. Chris e Eyal foram super atenciosos e ao mesmo tempo tentaram desaparecer da nossa frente, sabe. Parecia que não queriam nos incomodar. O metrô não é tão do lado, rola uns 15 minutos andando, o que não é de todo ruim, pode-se conhecer a região.



Andando por Londres
Com a tia a minha estratégia foi comprar um hop on hop off, aqueles ônibus de turismo que vc pode andar por todos os pontos turísticos fazendo no seu tempo. Achei que a estratégia foi bem válida pq não precisava me preocupar como como chegar/sair dos lugares. MAS não indico a City Sightseeing. Na Europa existem várias empresas desse tipo de turismo, procure outra. Em duas das 3 cidades que comprei eu adquiri quando havia uma promoção deles de que comprava um dia e ganhava o segundo. Só que quando cheguei lá eles não me deram os dois dias, disseram que foi um erro do pessoal da internet, que anunciou errado. E simples assim não me deram o segundo dia ao qual eu tinha um voucher escrito dizendo que tinha direito. Fiquei muito brava e até mandei mail preles, mas não ia deixar eles estragarem minha viagem. Então segui brigando só depois que voltei pro Brasil. Daí quando eu ameacei passar os vouchers e o ocorrido pros comitês turísticos das cidades onde isso aconteceu é que eles resolveram me dar mais um dia de uso. kkkkkkkkkkkk fala sério, né!
Outra coisa que tb não indico (mas aí independente da empresa que vc comprar) é comprar via web, a não ser que seja uma super promoção (e real). Porque? Porque quando vc compra via web vc tem que ir a um posto de troca deles, trocar seu voucher pelo ticket. Vc não pode ir direto ao ônibus e pronto. E se vc compra na hora vc paga direto ao motorista. Se a economia não for realmente boa não vale a pena pq vc vai gastar tempo e dinheiro pra chegar à central deles.

Outra coisa que fizemos foi andar bastante de metrô. Há muitas estações e em todas vc consegue mapas com a malha completa. Será preciso adquirir um Oyster card, que é como o nosso Bilhete Único e que vc tb vai poder usar em metrôs e ônibus. Mas lá nem todos os metrôs estão dentro do seu bilhete, que é cobrado por área. Então se vc carregar seu Oyster pela a área 1 (o centro), vc não consegue pegar o metrô na área 3. Mas aí vc pode comprar ticket adicional. O que eu fiz foi comprar o passe de uma semana pela área turistica e quando saia dela comprava ticket adicional. Há como comprar e carregar seu Oyster em qq estação de metrô.

Onde comer em Londres

Dizem que há tempos Londres não é mais só fisch and chips, a tradicional comida deles. Mas eu nem fiz muita questão de fugir desse não, viu. Era sempre uma opção barata, fora que muito boa. Mas tb comi em outros restaurantes, além do do hotel que, como falei, era muito bom.

Tempio. Perto do Premier Inn Blackfriars. É um restaurante Italiano num ambiente super bonitinho e aconchegante com um garçom inglês que já morou no Brasil e foi MUITO fofo conosco. Fica na5-9 Temple Chambers. Fomos lá em nosso primeiro dia em Londres porque não havia mais nada aberto perto do hotel. Não foi nada Uau, mas foi ok.

Jame's Italian. O renomado cheff Jamie Oliver tem vários restaurantes em Londres. Eu fui a 2 unidades do Italian por lá. A comida do cara é fantástica. Em Covent Garden era mais pra um quiosque. Fomos atendido por um brasileiro que nos deu a dica do que ele mais curtia e meu Deus, era fantástica a comida! Vale a pena.


Restaurante Jamie's Italian

The Royal Oak. Esse pub com estilo bem antigão e meio blasé fica em Shoreditch, bairro onde me hospedei com marido. O lugar não gera muita confiança, mas comemos um bregueti que era tipo um pão recheado com porco que era uma delícia!!! Eles ficam 73 Columbia Rd.

Chá da tarde no Ritz. É claro que nós fomos a um chá da tarde. E a tia escolheu o mais elegante possível, no Ritz, um hotel master pra lá de tradicional e chiquetoso. É necessário fazer sua reserva com antecedência pelo site. Há regra de etiqueta quanto a vestuário que deve ser seguida, se não não entra. A experiência é maravilhosa. O lugar é lindo, a comida, muito boa, bem servida e o atendimento perfeito. Sei que é muito caro e que há muitas opções mais baratas. Provavelmente se eu estivesse pagando a gente teria ido a um lugar bem mais em conta. Mas que eu amei, eu amei. E recomendo. Pq é simplesmente perfeito.
É importante ressaltar que vc compra um direito ao chá durante um determinado tempo. Vc vai poder comer e beber loucamente nesse tempo, mas ao final do tempo, ciao, eles tem outros clientes com horário marcado. É possível tomar o chá desde de manhã até a noite. Somente com reserva.





Por Pontos Turísticos
Eu só vou falar depontos turísticos que acho que vou conseguir ajudar com informações. 


Troca da Guarda

Claro que a tia queria pq queria ver a troca da guarda. Eu já tinha visto a troca da guarda em Ottawa, no Canadá. Fora o fato de a Rainha não estar lá, achei a troca da guarda de Ottawa mais legal por um único motivo: dá pra se ver, chegar perto, curtir e até tirar fotos com os guardinhas (que são em sua maioria mulheres por lá).

Rainha e princesa esperando a troca da guarda rsrsrs
 A troca da guarda de Londres é super bonita, é fato. Mas é muita gente, um pouco de empurra empurra, gente que chega cedo pra conseguir um bom lugar sendo empurrada pelos que chegam em cima da hora e se sentem no mesmo direito de conseguir um bom lugar. Mas acho (e dá pra conferir pela quantidade de micos que já paguei na vida), que mico faz parte e a gente precisa bingar algumas coisas na vida como, por exemplo, ficar horas sendo amassado pra ver um cavalo passando cagando (literalmente) pra vc enquanto vc se emociona pq tá vendo, mesmo que de longe pra caramba, a troca da guarda da Rainha. Prontofalei. rs





Eu não sei dizer se é melhor chegar cedo ou não. A gente chegou e mesmo assim não conseguimos uma boa visibilidade pra tia, que quando viu um espaço junto às grades grudou lá como se fosse sua tábua de salvação. rs Só que dali, segundo ela, ela não via nada porque tinha algo na frente.


 Eu fiquei um pouco mais pra trás que ela, fora do empurra empurra e pude ver os cavalos passando. Minha intenção era ficar de e olho nela enquanto ela curtia o momento. Mas o que me divertiu horrores foi ver o estresse que os guardas de trânsito passam ali, tadinhos! As pessoas simplesmente esquecem que estão em Londres e que há toda uma cidade que não pode parar porque tem um amontoado de gente querendo ver a guarda passar. Então começam a fechar as ruas, atravessar no sinal vermelho, uma confusão! E o guarda aos berros falando em inglês com todo mundo (literalmente todo o mundo tava lá, todas as nacionalidades possíveis!). Foi divertido. 
Tá vendo uns pontinhos vermelhos láaaa na frente? São eles!

No site Mapa de Londres vc consegue ter todas as informações sobre horários, como chegar, etc, à troca da guarda. Enjoy!



London Eye

Nós fomos à London Eye em nosso último dia em Londres. Até então a tia não tinha tido coragem. Eu não quis comprar ingressos antecipados pq sabia que ela tinha um certo medo de altura, então deixei pra comprar na hora, caso a coragem aparecesse.

Há duas grandes filas, a de comprar o ingresso e a de entrar na roda gigante. Não estavam muito absurdas pro ponto turístico que é (imagino que cerca de uma hora cada uma. Isso é menos que um brinquedo em algum parque em Orlando quando em alta temporada, vai! rs). 
Fomos comprar os tickets e a fila, como disse, era bem grande. Da fila avistei uma fila beeem menor chamada fast track. Fui, então, pra essa fila. Dessa avistei um outro balcão de atendimento com zero de fila e com nome Champagne Experiences. Perguntei o que seria e me disseram que, além de realmente furar a fila (tem-se um horário marcado que é só daquele grupo e pronto), vc ainda tem menos gente na cabine e ainda uma taça de champagne. 


A diferença de preço? 
o ticket normal = cerca de 18 libras
o ticket fila rapida = cerca de 27 libras
o ticket champagne experience = cerca de 35 libras

Ok, o dobro do normal. Mas a gente comprou e em 10 minutos já era nossa x de subir. Entramos em 12 pessoas, tivemos champagne e não ficamos em fila. Pra uma senhora de 80 e poucos anos ficar em pé numa fila é a pior experiência possível numa viagem. E ela teve uma experiência maravilhosa, sem filas, sem estresse, sem ficar horas em pé. Foi d+. Master recomendo essa opção se vc tiver como pagar.

Vale ressaltar que a experiência do ticket 'normal' tb é maravilhosa, pq a volta na roda gigante é igual pra todos, com mais ou menos gente na cabine, com álcool ou não. A experiência mais cara só dá mais vantagens, mas não tira, de forma alguma a beleza e emoção do que é a vista deslumbrante apreciada de lá de cima.

No site da London Eye é possível ver todos os tickets.





Nenhum comentário:

Postar um comentário