quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Bonito, MS. Flutuação no Rio da Prata x Flutuação no Rio Sucuri

Foram dois os passeios de flutuação que nós fizemos. Um no Recanto Ecológico Rio da Prata e outro no Rio Sucuri. A não ser o fato de  ambos serem 'flutuações', foram experiências bem diferentes e eu e meu marido divergimos bastante em opinião de qual foi mais legal. 

Bom, vamos iniciar falando sobre flutuação. O que 'ser' isso? Em tese é simples. Você coloca uma roupa de neoprene (que ajuda a não afundar, manter a estabilidade do corpo e ainda por cima ajuda a manter a temperatura corpórea), uma máscara e snorkel, deita no rio e pronto, a correnteza te leva. Simples assim. A roupa é fornecida pelo atrativo. Máscara e snorkel se vc tiver pode levar. Se não eles vão fornecer tb. Nadadeiras (pé de pato) são proibidas.


FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA
O Recanto Ecológico do Rio da Prata fica há 50,2km do centro de Bonito, na cidade de Jardim. Nós fomos de carro, seguindo pelo mapa turístico da cidade e foi super tranquilo. Num dado momento, na parte de terra da estrada bateu um medinho porque não sabíamos se estávamos no caminho certo porque não haviam mais placas, mas como não desviamos em momento nenhum, seguimos e um tempo depois as placas voltaram a nos guiar também. Boa parte da estrada é de terra, creio que uns 20km. Mas era uma boa estrada de terra. Passando por regiões bucólicas tilindinhas.
Parte de estrada asfaltada entre o centro de Bonito e o Rio da Prata, em Jardim.

O pessoal do receptivo do Rio da Prata foi de longe o pessoal mais simpático e preparado que encontramos em Bonito. Dava prazer de os ver trabalhando. Chegamos lá e fomos recebidos super alegremente pelo pessoal. 

Por um erro meu de anotação, memória e um pouco de falta de informação, chegamos lá muito tempo antes da nossa atividade marcada para as 15:30. Achei, sinceramente, que o local seria +- como a Ilha do Padre, com outras atividades a fazer enquanto se esperava a atividade fim, a flutuação. Mas não, lá só há a opção de flutuação e cavalgada. Eram 10:30 da manhã e nós estávamos numa fazenda sem ter nada o que fazer até as 15:30. Sentamos numa área onde tem umas 4 grandes mesas e um pequeno redário e esperamos. Estava beeeeeem quente. Por volta do meio dia fui comprar cerveja.Mas eles não podiam me vender nada alcoólico antes da flutuação. Então ficamos no refrigerante mesmo. O almoço saiu e almoçamos. A comida é boa, bem saborosa. As sobremesas idem. Depois do almoço deitamos no redário e esperamos. Dormimos, claro.


Soneca no redário

O banheiro deles era o mais impecável de todos. Muito bonito e sempre muito limpo.

Eles levam MUITO a sério a parte de segurança tanto do turista quanto da preservação da natureza. Então antes da flutuação rola uma pequena explicação geral do passeio e informações de preservação da natureza. Nosso guia, o Thiago, era um cara que fazia pós em Biologia numa universidade em Campo Grande. Entendia bastante do que tava falando e tinha uma paixão por aquilo que era gostoso de ver. Aliás, foi ele quem nos indicou conhecer a Casa do João.

Munidos de roupa adequada, sapato idem, máscara e snorkel (que nós levamos os nossos, apesar de eles oferecerem), subimos na caminhonete como se fossemos retirantes num pau de arara e seguimos em direção a um pequeno lago. O caminhão nos deixou na entrada de uma trilha que era muito bem sinalizada e organizada de forma a irmos em fila indiana. O Thiago de x em quando parava para dar explicações sobre a flora e a fauna local e todo o trabalho de preservação da área. Já no lago ele fez mais explicações de como fazer o passeio, os peixes que iriamos ver e tivemos um pequeno treinamento. Ao dar a volta no lago nadando naquela posição que ele ensinou, eu já tava exausta! Só me perguntava: 'kd aquele lance de flutuar, não fazer força e só ver natureza sem esforço que me prometeram?' rsrsrsrssr Ok, não era tão assim. Mas mesmo tendo passado o dia seguinte com muita dor nos ombros valeu a pena. O passeio é fenomenal. As dores devem ter sido pela mistura da retirada do corpo do ócio costumeiro com o fato de que ao fazer a flutuação parece que vc tá num passeio pelo Vaticano, vc fica muito tempo com o pescoço voltado para cima, a fim de não perder nenhuma imagem.

O nosso era o último horário do dia e eu acho que isso foi um ponto negativo, porque a uma certa altura do passeio já não havia incidência de sol na água e já não mais diferenciávamos as cores.  Então acho que o passeio sendo por volta das 14h deva ser mais legal no quesito mais tempo de visibilidade.

Dicas: é obrigatório estar roupa de neoprene, sapatos especiais de mergulho, máscara e snorkel. Tudo isso é fornecido por eles. Se vc tiver pode levar. Nadadeiras (pés de pato)são proibidas. É aconselhável não estar usando nenhum objeto de valor como anel, brinco, relógio, pois pode perder. Também aconselha-se estar de roupa de banho (biquini/sunga) para ficar por baixo do neoprene. É indicado levar uma toalha e uma 'troca' de roupa, além de chinelos. Também é bom levar uma sacola plástica para colocar a roupa molhada depois. Lá há chuveiros para quem quiser tomar banho após a atividade. Não há guarda volumes. Vc deixa suas coisas no carro enquanto está na atividade. Se vc colocar a sua roupa de neoprene debaixo d'água (no chuveiro que fica ali do lado da área de retirada das roupas) fica muito mais fácil vestir. Entre na água e coloque a roupa. Nesse atrativo não era obrigatório o uso do colete, mas decidi usar porque assim ficava mais confortável nos momentos que não queria ficar de costas.
É proibido usar protetor solar e repelente.
Pode-se levar sua câmera subaquática.

FLUTUAÇÃO NO RIO SUCURI
No dia seguinte fomos fazer a flutuação no Rio Sucuri. Esse passeio estava incluso em nosso pacote, então não houve muita preparação,  só estar pronto na hora que passaria o ônibus da CVC. Não reparamos, portanto, no caminho, mas pelo mapa dá pra saber que fica há 19km do centro da cidade.

O receptivo deles é bem bacana também, conta com uma ampla área de restaurante, um pequeno redário e uma pequena piscina. Na piscina são feitos os treinamentos de flutuação, então não é necessariamente tranquilo utilizá-la.  E fica meio claro que não é a intenção deles que se use a piscina quando vc vê um número tão pequeno de mesas e cadeiras em volta dela (3 ou 4 no máximo).

Já o pessoal deles não foi tão simpático quanto os do Rio da Prata. Eram mais carrancudos. O moço que trabalhava na parte de entrada da área de almoço, então, nossa! Parecia que queria matar todo e qq um que aparecia em sua frente. Ok, era dia 25/12, ok ele devia estar cansado da festa da noite anterior, mas... sei lá.... poderia (e deveria ao meu ver) ter um atendimento melhor, independente do dia do ano. Não precisa vir me afanar, mas não precisava ser rude até ao falar oi. Mas, enfim.... talvez todos ali tivessem num mal dia.

Mas bora pras coisas boas que é pra isso que fomos!

Nós éramos o quarto grupo a descer.Os grupos, parece, são chamados a cada meia hora. Chamaram nosso numero, nos juntamos e veio uma guia. Uma mulher de uns 40 e pouco anos loira muito bonita de semblante angelical. Ela sim foi muito simpática todo o percurso. Tudo o que tinha de semblante angelical tinha de prática. Se apresentou, nos encaminhou para a área de troca de roupas, onde nos deram as roupas de neoprene, sapatos, máscaras e snorkel (que novamente nós levamos os nossos). De lá já indicou o caminhão que tínhamos que subir, subiu conosco e no caminho foi dando explicações sobre o passeio. Novamente o caminhão nos deixou no inicio de uma trilha e de lá seguimos andando em direção ao Rio. De x em quando a guia parava para dar alguma informação sobre a mata ou sobre o passeio. 


Quando chegamos a uma área do rio ela nos mostrou algo como um deck onde na frente dele havia um cano onde deveríamos nos segurar. Indicou que não poderíamos colocar os pés no chão em nenhuma parte do percurso. Explicou rapidamente como usar as máscaras, aos que não sabiam e mandou irmos embora seguindo o Rio. Depois entrou num barquinho e foi nos seguindo durante todo o percurso.

Ali sim podemos chamar de flutuação, pois quase não há esforço físico. A água é cristalina e como fomos num horário com abundância de sol, a visibilidade estava fantástica. Só que (sim, sempre há um só que nessa vida, droga! rs) o Rio Sucuri, explicou ela, quase não tem peixes. Ele é mais pra visualização da flora subaquática. Então estávamos num rio que achei mais bonito, com mais visibilidade mas não tinha peixe pra ver! Aff! Essa vida não é justa mesmo, né! rs Mas, ok. Por um tempo me diverti olhando as plantinhas. Depois eram todas muito iguais e resolvi fazer parte do passeio virada pra cima olhando o entorno do rio. Depois, cansada disso, voltei a olhar para o rio e ficava passando por cima daquelas plantas me sentindo no lago negro do Harry Potter, como no livro/filme do torneio tribuxo. Aí foi divertido! rs
Flutuação no Rio Sucuri
O entorno do Rio Sucuri

Depois almoçamos por lá. O almoço era bem sem graça e assim como o moço que trabalhava na recepção do mesmo, era seco. Mas ok, depois de tanto exercício e lugares tilindos, qq comida alegra!

Pernas após dois dias de flutuação com roupas de neoprene e sem protetor solar. rs

Dicas: é obrigatório estar roupa de neoprene, sapatos especiais de mergulho, máscara e snorkel. Tudo isso é fornecido por eles. Se vc tiver pode levar. Nadadeiras (pés de pato)são proibidas. É aconselhável não estar usando nenhum objeto de valor como anel, brinco, relógio, pois pode perder. Também aconselha-se estar de roupa de banho (biquini/sunga) para ficar por baixo do neoprene. É indicado levar uma toalha e uma 'troca' de roupa, além de chinelos. Também é bom levar uma sacola plástica para colocar a roupa molhada depois. Lá há chuveiros para quem quiser tomar banho após a atividade. Há guarda volumes para o período que vc estiver na atividade de flutuação.  Se vc colocar a sua roupa de neoprene debaixo d'água (no chuveiro que fica ali do lado da área de retirada das roupas) fica muito mais fácil vestir. Entre na água e coloque a roupa. 
É proibido usar protetor solar e repelente.
Pode-se levar sua câmera subaquática.

4 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas! Vou fazer apenas uma flutuação e não sabia qual escolher. Suas dicas me ajudaram, decidi pelo Rio da Prata! Boas Viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!
      Primeiro desculpa pela demora em responder,ee estava viajando rsrsr
      Fico feliz que lhe tenha sido útil. Espero que tenha curtido Bonito.
      Se puder, depois conta como foi!
      Bjo,
      Re

      Excluir
  2. Este é um passeio inesquecível e somente por esta experiência teria valido a pena viajar para Bonito. Sempre encontro pacotes para Bonito em https://www.agenciasucuri.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Re!
    Bonito MS, é um destino turístico com alternativas de hospedagens, passeios, comidas e transporte para todos os gostos! A Bonito Eco Tour possui ótimas opções de Passeios em Bonito, venha conferir!
    https://bonitoecotour.com/

    ResponderExcluir