segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Bonito, MS. A experiência.

Conhecer Bonito, MS, foi uma experiência incrível. Digo que, sem sombra de dúvidas é o lugar até hoje dentre os que conheci no Brasil que mais está preparado para receber turistas. E não é à toa. Bonito vive exclusivamente do turismo ecológico. E o faz muito bem. Nunca antes tinha sido bem atendida em tantos estabelecimentos diferentes numa mesma cidade pequena. 

Ir passar férias em Bonito foi uma decisão fácil no quesito interesse em conhecer o lugar, já que muito se fala se suas belezas. Porém, quando fui verificar a disponibilidade de passagem, hotel, passeios, tudo se mostrou muito difícil. Então vou dividir aqui minhas dificuldades e tentarei ajudar ao máximo a quem ainda quer ir, porque VALE A PENA conhecer Bonito.

Eu fiquei muito impressionada com a estrutura da cidade e dos atrativos. Um pouco menos impressionada com as atrações e a beleza natural em si. Todo mundo que foi a Bonito me falou como se lá fosse o lugar mais fenomenal do planeta. É legal, vale a pena, é bonito, divertido e gostoso. Acho até que imprescindível para 'ticar' que foi na vida. Mas não achei tão estupendo quanto todos me falaram não. Acho que o conjunto da obra estrutura + atividades é fantástico. Mas como complemento, nem só a natureza nem só o homem.

Eu na flutuação no Rio da Prata


COMO CHEGAR
Há 3 maneiras de chegar em Bonito indo de São Paulo:
- uma é de avião, pela TRIP, indo num vôo direto do Aeroporto Internacional de Guarulhos;
- outra é indo para Campo Grande e de lá ir de carro, ônibus ou fretamento, para Bonito. Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul, fica há cerca de 4 horas e meia de Bonito. Algumas são as companhias aéreas que fazem vôos para Campo Grande, entre elas a TRIP, a TAM e Gol; e
- uma terceira opção é ir de carro desde São Paulo.

Nós fomos de vôo direto. Foi bem tranquilo. 

O que é bem ruim é o aeroporto. Não tem nenhuma estrutura. MESMO. É um lugar abafado, sem ventilação, sem organização, uma zona. Nada é explicado, vc faz tudo na intuição. E na hora de voltar, que a gente tem que ir pra lá com bastante antecedência porque só tem 2 atendentes pra todo o vôo, passamos 3 horas no aeroporto que não tem nem um lugar que venda água, comida, qq coisa do tipo. Então é bom ir prevenido com comidinha, água e qq coisa que venha a precisar.

FORMATO: PACOTE OU COMPRAR TUDO SEPARADO
Optamos por ir num vôo direto que tem duração de 1:40 min. Só que a única opção disponível para o período que íamos (Natal de 2013) era indo com pacote de turismo com passagem + hospedagem + traslados + alguns passeios, pela CVC, totalizando 7 dias de viagem, com 3 deles com passeios inclusos e os demais 'dias livres'. 

A CVC oferecia algumas opções de hotéis. Eu cismei que queria ficar hospedada no centro da cidade. Já tinha tido experiência de ir pra cidades bem pequenas e estar hospedada bem longe do centro e ser um martírio pra me locomover. Então, mesmo meu amigo Leo tendo me dado a dica de que eu precisaria locar um carro por lá e insistir preu ficar num resort que ele tinha se hospedado com a esposa e a cria, eu bati o pé e escolhi um hotel categoria bem simples que ficava no centro da cidade. Li muitas opiniões de clientes e resolvi arriscar. O Lucca Hotel fica localizado a 3 ruas da rua principal do centro da cidade, o que nos proporcionou uma comodidade incrível. A não ser para os passeios (que em sua maioria são bem longe da cidade), pudemos fazer tudo a pé. 

Então acabou que fui com pacote de viagem da CVC mas comprei alguns passeios diretamente de uma outra agência, a Tucano Tour. Eu tinha sido indicada pela Tainá, uma amiga da minha amiga Ana, a ir à Agência Ar. Contatei umas 5 agências lá e optei pela Tucano pelo atendimento excepcional da atendente Débora, que foi muito muito muito atenciosa comigo.

Bonito tem mais de 40 agências de turismo. Nesse link tem os contatos de todas elas. Mas olha só: TODOS os passeios em Bonito são tabelados e todos tem limite máximo de pessoas por dia. Quase todos os passeios só são feitos com guias turísticos credenciados, com horário marcado, previamente agendado (e pago) e em sua grande maioria os passeios são em propriedades privadas.

Se vc for na alta temporada é recomendado comprar tudo com antecedência. Alguns passeios só podem o máximo de 16 pessoas por dia, como é o caso do rapel no Abismo Anhumas. 

A escolha da agência vai, então, do que vc curtiu do atendimento, pq de resto é tudo igual.


O HOTEL
Quanto ao Lucca Hotel, eu recomendo. É realmente simples mas, além de muito bem localizado, oferece quase tudo que um bom hotel tb oferece. É bem limpinho, o pessoal de trabalho tende a ser bem simpático, o ar condicionado funcionou perfeitamente bem, a cama era ótima (pequena pra alguém comprido como meu marido, mas muito confortável) e a internet wifi funcionou a maior parte do tempo. No final da tarde eles ofereciam um mimo que eu achei uma graça: disponibilizavam pipoca para os hóspedes. O café da manhã era simples como o hotel (e compatível com o valor que estávamos desembolsando). Alguns colegas que estavam no hotel reclamaram que era muito simples. Mas eu achei ok. Tinha com certeza muito mais coisa do que tem no café da minha casa. E esse normalmente é meu parâmetro. rs

Os pontos negativos deles pra mim foram poucos. 1) o chuveiro caía pouquíssima água e não esquentava direito;  2) no café da manhã ofereciam margarina e não manteiga. ODEIO margarina! rs; e 3) não havia uma renovação de ar no banheiro.


ALUGAR OU NÃO UM CARRO
Sim, definitivamente, sim. A grande maioria dos atrativos são bem longe, chegam a ser em cidades vizinhas. Se vc estiver pelo menos com mais uma pessoa vale muito a pena locar um carro. Nós locamos pela Vanzella e correu tudo super bem. Me forneceram um carro 1,0 com direção hidráulica, ar, trio elétrico e era bem novinho.

É possível achar locação em outros pontos na cidade. Mas os preços eram os mesmos então loquei com eles que me vieram bem indicados. Aliás, eles tb fazem fretamento Bonito x Campo Grande.

As estradas em sua maioria são boas e em praticamente todos os atrativos tem parte que é de estrada de terra. Mas pra estrada de terra, eram bem boas tb!

Ao locar o carro peça um mapa da cidade. Lá na Tucano a moça me mostrou os caminhos e deu dicas de referências nas estradas, assim como me disse +- quanto tempo era necessário pra chegar aos atrativos.


O mapa turístico da região é bem simples, didático e funcional. Não tem como se perder. Além disso as estradas são muito bem sinalizadas. Eu trouxe o mapa mas n estou me entendendo em digitalizá-lo, então 'roubei' o do site Os dois viajantes que tb tem dicas sobre Bonito tanto pra quem foi de Campo Grande de carro quanto pra quem curte fazer diving.


Mapa turístico de Bonito e região

Pra quem prefere não alugar um carro existe a opção de fazer os passeios com a CVC. O nome da empresa deles de receptivo é Translocar. Então pode-se ver qual o roteiro deles para o período que vai estar lá para fazer o seu baseado no deles. Assim vc pode comprar com eles já o passeio e o traslado, que pode ser de van ou de ônibus, com guia. Às x o ar condicionado não funciona do ônibus e vc corre o risco de fazer uma hora de trajeto escutando músicas que realmente não tava a fim de ouvir, mas... é o preço da praticidade.



DINHEIRO OU CARTÃO DE CREDITO
Em todos os informativos que eu recebi das agências de turismo tinham avisos bem grandes informando que só há na cidade 3 bancos e que Bonito não é provida de caixa eletrônico. Em outros tantos de publicações que li seja em blogs, no Tripavisor ou seja no Foursquare, muitas pessoas indicavam que eram muitos os estabelecimentos de lá que não aceitavam cartão de crédito. Então fomos providos de algum dinheiro em espécie a fim de evitar problemas. Mas foi bem mais tranquilo do que esperávamos. Boa parte dos lugares aceitava cartão de crédito. Não sei se eles tinham adquirido a pouco tempo, mas sei que foi bem tranquilo passar o tempo lá com cartão.
Na cidade as lojas, os mercados e a maioria dos restaurantes que fomos aceitavam cartões de crédito.
Nos atrativos boa parte deles tb aceitavam cartão de crédito. 
Na agência de turismo, na locação do carro e no posto de gasolina tb utilizamos cartão de crédito. (Atenção, na locação de carro eles pedem ou um cartão com limite superior ao valor de caução que tem que deixar lá ou um cheque caução. Dê uma falada com eles antes pra estar preparado/a).
Em dinheiro espécie nós acabamos gastando bem pouco. 
Nos restaurantes que não aceitavam cartão os garçons costumavam já avisar logo que a gente sentava. E aí a gente decidia se ficava ou não.


O QUE TEM PRA FAZER EM BONITO
Pelo mapa acima dá pra ver que tem coisa pra caramba pra se fazer por lá. Toda agência tb te manda um descritivo de cada passeio com valores, tempo de duração, o que está incluso, etc. Abaixo relaciono os que nós fizemos. Estão em ordem cronológica do que fizemos, ok!
Vou fazer post sobre os passeios em si e aí sim vou falar de cada um deles.
- No dia que chegamos fomos para a Praia da Figueira (estava incluso no pacote CVC)
- No segundo dia fomos fazer um passeio de bote no Rio Formoso (estava incluso no pacote CVC)
- De lá paramos na Ilha do Padre (estava incluso no pacote CVC) para almoçar (almoço não incluso)- Da Ilha do Padre fomos para a Gruta do Lago Azul (estava incluso no pacote CVC)
- No terceiro dia fomos de carro fazer a Flutuação no Rio da Prata
- No quarto dia fomos fazer a Flutuação no Rio Sucuri (estava incluso no pacote CVC)

- No quinto dia fomos de carro fazer a trilha e cachoeiras na Boca da Onça
- No sexto dia eu iria fazer o rapel no Abismo Anhumas (que acabou não acontecendo), então fizemos Bóiacross (que de fato não aconteceu tb, mas leia o post específico, por favor)
- Do Boiacróss nós fomos pro Balneário Municipal
- Em nosso último dia em Bonito nós fomos fazer trilha e cachoeiras no Rio do Peixe.


ONDE COMER NO CENTRO DE BONITO
Alguns dos atrativos oferecem refeição. Uns a refeição está inclusa no preço, outros não. Sobre as refeições das atrações que fizemos eu vou falar nos posts referentes às atrações, ok!

No centro da cidade é possível achar inúmeros restaurantes, botecos, lanchonetes, sorveterias, pastelarias, mercados, etc. Tem comida pra todos os gostos. 

O restaurante que nós mais gostamos foi a Casa do João. O ambiente é lindo, o atendimento foi sempre muito bom (sim, após conhecermos e ficarmos fãs, fomos lá todos os demais dias de viagem) e a comida foi simplesmente fenomenal. 

Eu e meu marido adoramos comer (e quem não adora!). E adoramos conhecer a culinária local. Só que infelizmente não há tantos restaurantes no Brasil que sejam memoráveis. Tem sempre 'aquele que comemos aquela muqueca de jaca em Carneiro, PE', tem aquele outro que comemos aquele peixe, lembra'. E é sempre assim. as comidas podem ser esquisitas, inusitadas, diferentes, muito boas, mas só dois até hoje nos deixaram boquiabertos. Foram a Casa do João em Bonito e o Peixe na Telha em Porto de Galinhas (que já falei dele aqui em algum post). Então esses dois restaurantes estão de parabéns porque são, para nós, memoráveis! (Lembrem-se: essa é a nossa experiência, o nosso gosto). 

O prato que mais gostamos foi o pirarara na chapa. Um peixe de rio muito gostoso. Vem acompanhado de arroz, batata souté e um maravilhoso molho de alcaparras. De sobremesa a mousse de chocolate de Tirene é uma dádiva. Tem uma consistência que é uma coisa!


Mousse de chocolate nababesca da Casa do João


O restaurante com comida mais diferente foi o Castellabate. Fica na entrada da cidade e todo mundo sabe qual é! rs. Comemos um prato chamado Paella exótica, que era composta de jacaré, javali, avestruz, peixe (pintado) e râ à dorê. Bem interessante. 

A gente queria comer jacaré e quando vimos essa opção achamos melhor já enfiar o pé na jaca logo! rs A carne de jacaré é branca e tava muito bem temperada. O gosto é de carne de frango e a textura é de uma lula mal feita (aquela borrachudinha, sabe. rs). O javali tem gosto e textura de carne de porco. A avestruz tem uma carne escura, parecia uma carne de panela e o gosto eu n consegui fazer nenhuma comparação, fora achar esquisita. A rã graças a Deus tava em falta então colocaram esses pedações de jacaré aí em cima no lugar de rã. 
Paella exótica no Castellabate, o Rei do Jacaré.


Dá uma olhada na foto que tirei do cardápio. Dá pra ter uma noção de que só tem iguarias inusitadas por lá! rs

Cardápio do Castellabate


Outro restaurante que fomos foi o Tapera. O ambiente é legal a comida é boa, mas não excepcional. 

Não comemos, mas nos falaram que tem um trailler na praça dos peixes (pracinha principal da cidade) que oferece uns sandubas muito bons.

É possível também encontrar pastel e até cheesburguer de jacaré. rs

Outra coisa que comemos bastante foram os picolés de frutas do cerrado. A marca que mais curtimos foi a Delicias do Cerrado. Eles tem uma lojinha bem na rua principal do centro e também vende em alguns restaurantes e pontos turísticos. Os pontos fortes pra gente foram o de Taperebá, que é bem cítrico e de Coco de guariroba, que é bem docinho, entre um amendoim e coco. O que odiamos foi o de guavira, uma fruta bem típica de lá que se acha em várias formas, como suco, picolé, sorvete, doce e até petit gateau.


CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

  • Se atente às informações do seu guia. Alguns passeios tem exigência de tipo de roupa ou calçado e outros tem proibições como usar repelente e protetor solar. Lembre-se: vc escolheu ir pra um lugar de pura natureza. Mantenha-a, respeite-a.
  • Leve repelente para os passeios que lhe permitem. Se possível leve tb um pra usar no hotel, daqueles de ligar na tomada. É bem provável que vc precise. Eu levei uma pulseira de repelente de citronela. Achei bem prático. Só tive problemas com mosquitos nos passeios que não podia usar repelente (e daí não sei nem a pulseira).
  • Vai-se ouvir muito todos dizendo que não é para beber água sem ser mineral em Bonito. Inclusive indicaram só aceitar gelo de restaurantes que me dissessem ser gelo de água mineral. Ok, eu fiz, Porém, minha busca por informações do porque a água faria mal (a informação recebida lá é de que eu passaria dia de Rainha no banheiro) não ajudou em nada. Todas as pesquisas que fiz me apontaram para estudos que provavam que a água com alto teor de calcário não faz mal. MAS não custa prevenir, né!

Um comentário:

  1. Adorei as dicas. Bonito é mesmo um lugar maravilhoso. Sempre encontro pacotes de viagens para Bonito em http://www.agenciasucuri.com.br/

    ResponderExcluir