sábado, 2 de fevereiro de 2013

Houston, we had a problem!

Não conhecemos Houston. Só fizemos uma escala lá. Mas assim que chegamos essa frase foi o que nos veio à cabeça. E como tudo nessa última viagem, nossa escala tb foi um desastre! 

Vou contar o que ocorreu lá pq vcs tem o direito de rir e de aprender com o erro dos outros.

Então vai a dica master importante: TODOS os aeroportos nos EUA só abrem a imigração às 6h da matina. Então, quando forem comprar passagem que tem escala de madrugada lembrem-se disso!!! 

Ex: Se vc comprar sua passagem chegando num aeroporto americano às 5h e tem uma escala para as 8h vc não vai ter 3 horas de tempo pra fazer a escala, vc vai ter uma hora e meia. Uma foi comida porque o aeroporto não abre pra te receber (sim, vc fica no limbo entre o avião e o aeroporto. Não é que a imigração não abra, é o aeroporto MESMO). Meia hora vc leva pra sair do avião e ir andando da porta que acaba de liberar pra vc entrar no aeroporto até o raio da imigração, pq os aeroportos lá são enormes. E depois da imigração ainda tem que pegar sua mala. E, claro, vc ainda precisa de tempo útil para ir após a sua passagem pela alfândega até o seu próximo vôo (que no meu caso, claro, é sempre do outro lado do aeroporto).

Fora que ao liberar a entrada no aeroporto pro seu vôo tb vai liberar para TODOS os demais vôos que aguardam. E nessa hora, parceiro, de boa, por mais que eu me sinta mal em dar isso de dica, pq não acho nem um pouco educado, mas é a saída: CORRE em direção à imigração. Pq se não vc vai perder seu próximo vôo. Pronto, falei. 

OU se for chegar lá de madrugada, de boa, pegue uma escala de umas 4, 5 horas. Assim vc faz tudo com calma e sem nenhum desespero.

Agora nossa história pra que entendam como aprendi da pior maneira possível esse detalhe que dei de dica aí em cima.

Chegamos em Houston. Saímos do avião e seguimos em direção ao aeroporto. Nisso subimos uma escada rolante e tinha um mezanino de uns 50m2 e uma enorme porta de vidro TRANCADA. As demais pessoas do avião tb começaram a chegar. Só que uma hora o mezanino tava cheio mas a escada rolante não queria saber de parar de trabalhar. As pessoas começaram a cair umas em cimas das outras. Não cabia um avião lotado ali! Tinham mães com crianças de colo caindo em cima das pessoas, senhoras bem velinhas sendo jogadas no chão. Um horror! Quem tava lá em cima do mezanino gritava pra quem tava lá embaixo pra não entrar na escada rolante. Ficamos todos ali parados sem entender porque não abriam aquele raio daquela porta. Eu só fiquei sabendo de verdade por uma amiga que mora lá nos EUA e me explicou o motivo.

Às 6 em ponto eles abriram a porta. Como nós tínhamos ainda duas horas e meia de tempo pro nosso próximo vôo, fomos na santa paz. Mas tinha gente correndo loucamente em direção  à imigração. De várias salas de desembarque diferentes (esses espertinhos que tem informações privilegiadas e nem dividem! rsrrsrs). Pois bem, quando chegamos calmamente na imigração tinha uma fila absurda. Sem brincadeira, devia ter uns 4 aviões de gente ali. 

Bom, daí, claro, perdemos nosso vôo. Em pleno dia de Natal, dia que americano mais viaja no ano. E sem possibilidade de conseguirmos ir juntos ao nosso destino final. E ainda trocaram meu marido por gasolina! Mas isso é pra um outro post.




9 comentários:

  1. Viajo mês que vem e tenho 8h de escala em Houston, ou melhor, terei 7h15, já que meu voo chegará às 5h15 e terei de esperar a abertura do aeroporto.

    Valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafa! De nada!
    Aproveite bastantão a viagem! E depois deixa as dicas! :)
    Bjaum!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Boa Dica!
    Comprei agora minha passagem, mas nao sabia disso! Chego as 5:45am em Houston (previsao), e meu proximo voo (outra escala), é para Denver as 7:22! Entao terei , 1 hora e 22 minutos para passar pela imigracao, pegar minhas malas e despachar e correr pra pegar meu voo!! sera q da tempo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathe, bom dia. A Re pediu para eu te falar um pouco sobre a minha experiência.
      Eu e meu namorado fomos para San Francisco em Março de 2013 e "compramos" nossas passagens com milhas. Havia duas opções de escalas: Um lugar que esqueci, com 12 horas, e New York, com 1 hora e meia. Escolhemos New York. Alguns dias depois conversamos com algumas pessoas e todas foram unânimes em nos avisar que não daria tempo, o que de fato aconteceu. Chegamos em New York às 5:35h, junto com outros cinco ou sete vôos, e a fila da alfândega estava enorme. Passamos por ela umas 7:30h e quando fomos atrás da Delta eles nos colocaram no próximo vôo que era as dez, sem nenhuma burocracia. No fim, para nós valeu a pena, nossa escala total durou pouco mais de 4 horas, bem menos do que as doze da outra opção inicial.
      Não sei se há algum custo para remarcação de passagem, talvez compense arriscar!
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Olá Kathe!
    Ah que bom que ajudou!!!! :)
    Olha, o meu caso foi bem atípico por causa da data que viajamos e porque, se vc tiver visto os outros posts sobre essa viagem, ela foi toda zicada mesmo! rsrsrs Então, pode ser que com vc corra tudo super bem e dê tudo master certo (tomara!). Mas, sinceramente, eu não arriscaria uma escala de uma hora e vinte minutos em nenhum vôo internacional. Pq entre um vôo e outro tem que se passar pela anfândega do país e em qq lugar isso não é rápido. Fora que boa parte dos aeroportos que já passei são enormes (beeem diferentes dos nossos aqui) e o terminal de desembarque do vôo internacional costuma ser bem longe do de embarque nacional.
    MAS se não conseguir mudar a passagem, acho que não há porque se desesperar tb. CREIO eu que a companhia vá fazer, como fez comigo, de te realocar em outro vôo. Só que isso é uma especulação minha, ok. Eu não sei se é praxe das companhias fazerem isso mas eu acho que sim. Afinal, eles devem master ter conhecimento que é pouco tempo pra fazer a imigração. Mas....
    Boa sorte e boa viagem! Depois nos conte como foi!

    ResponderExcluir
  5. Chego em Houston as 5:25 e tenho outro voo as 07:20!! Dá tempo??

    ResponderExcluir
  6. E ai gúrias, esse pouco tempo entre as 5:25 e 07:20 deu certinho p/ vcs?

    ResponderExcluir
  7. Chego as 5:00 em houston e meu voo sai as 08:50... Vou viajar no dia 27/12 ....
    Será que dá tempo?

    ResponderExcluir