domingo, 2 de junho de 2013

Onde e quando eu devo dar tip (gorjeta) nos EUA?

A tip (gorjeta) nos EUA tem uma importância muito maior do que aqui no Brasil. Aqui a gente não tem a cultura de pagar nada a mais por serviços, a não ser em restaurantes (E olhe lá!). A gente tem a idéia de que o cara já está recebendo pelo serviço então já está pago. 

Já lá nos EUA não só a cultura é diferente da nossa mas também as formas de pagamento ao prestador do serviço tb é diferente. Então eis algumas dicas de como pagar as tips e o que vc deve reparar para não pagar quando não precisa, ok.

A quem sempre se dá tip:
- carregador de mala do hotel
- taxista
- bartender
- garçonete

Todos os demais fica a seu critério se vc vai dar tip ou não, ok (atendende de fast food, de lojas em geral, artistas de rua, etc).

O carregador de mala do hotel é de praxe pagar de 1 a 2 dólares por mala que ele auxiliou a carregar. Tanto quando vc chega ao hotel quanto quando vc sai do hotel, ok. Meio que assim: vc pegou as malas e colocou no carrinho e ele só empurrou? 1 dólar por mala. Ele fez isso? Então 2. Simples assim.

taxistas, bartenders e garçonetes existe uma regrinha  (não legal mas social) que é a seguinte:
20% ou mais do valor do produto ou serviço quando o atendimento/suporte foi excelente
18% do valor do produto ou serviço quando o atendimento/suporte foi regular, normal, tipo nada de estupendo.
15% do valor do produto ou serviço quando o atendimento/suporte foi ruim. 

Não é educado não deixar nada de gorjeta como fazemos aqui no Brasil. Aqui a gente não dá a gorjeta quando não gostou do serviço. Mas lá a forma de mostrar que não gostou é pagar só 15%. É como se vc tivesse pagando pelo serviço dele ir lá na cozinha pedir o que vc queria e depois trazer pra vc e só. Porque ele não recebe por isso. Os de 3% pra cima é que são considerados pagamento por ter feito um serviço bacana. Mas o serviço ele não deixou de fazer. Vc pode não ter gostado, mas ele o fez, vc recebeu a comida/bebida ou chegou no seu destino.

É normal lá a tip não estar incluída na conta e a gente paga adicionalmente. Mas sempre dê uma olhadela na conta, ok. Alguns restaurantes, normalmente os muito turísticos, já apresentam as tips na conta e aí se vc não reparar isso vc pode acabar pagando a tip 2 vezes. Normalmente aparece como tip ou como propina (que é gorjeta em espanhol). 

Atenção! As tips não são as TAX's. Essas são os impostos que incidem sobre aquele produto/serviço e cada estado tem seu valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário