quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Paris - França

Eu tinha uma meta em Paris: fazer meu marido gostar da cidade. Ele já tinha ido lá anos atrás com uma namorada e ele não tinha curtido a cidade. Então, CLARO, que eu tinha que conseguir uma experiência diferente! rs (Não, ciúmes e possessão não são comigo... rs)

Em nossos planos de viagem estava somente o Sul da França. Acabamos por encaixar Paris a meu pedido porque no período que estaríamos na França ia tocar em Paris um grupo musical que eu amo muito, The Puppini Sisters. Como seria muito mais fácil encaixar uma ida a Paris já estando ali na França.... foi assim que fomos parar lá.

Eu adorei Paris, mas passei pouco tempo (2 dias e meio), vou ter poucas considerações a dar, fiz o roteiro básico turístico. Mas posso dizer o seguinte: eu não tinha nenhum interesse em ir a Paris. Não sei se porque não sou lá muito romântica, mas nunca foi um chamariz pra mim. Mas depois dessa breve passada por ali eu iria de novo de boa pra passar mais tempo.

E sim, vc se sente no filme Ratatoulli. É lindinha assim mesmo! Muito fofinha! AMEI!

A gente chegou na cidade pelo aeroporto La Bourguet. Quisemos economizar uns trocados e compramos uma passagem barata que descia por ali. Acabamos foi perdendo tempo de nossa viagem indo para num lugar lá longe pq levamos umas 3 horas pra chegar em Paris depois de desembarcar. Não curti não...

A cidade é linda, charmosa, aconchegante. O povo é arrogante, frio. Tipo 'que vc quer, turista?'. Mas bele, faz parte do charme! rs Mas eles realmente são porcos. Tipo os caras mijam em qq lugar na rua. Ali na área boêmia tinham umas áreas que fediam muito a xixi,  em contraste com um lugar tão bonito.

Lá em Paris encontramos alguns amigos que estavam tb viajando e isso fez com o que a viagem ficasse ainda mais legal. É sempre bom estar com pessoas queridas!

ONDE SE HOSPEDAR:
A Paris turística é a Paris intra-muros, ou seja, dentro dos muros. Afinal, ali já foi um reinado e com isso tem muros. Conheço muita gente que foi a Paris e ficou fora dos muros porque é mais barato. De boa, se vc tem pouco tempo duvido que valha a pena. Segure um tempo, guarde mais uma graninha e vá se vc puder ficar pra conhecer direito a cidade, né, ow! E isso é intra-muros.

Paris é toda divididinha em arrondissements (bairros). Para saber mais - pq vai ser importante - vc pode dar uma olhadela nesse site aqui ó: http://wikitravel.org/pt/Paris
  
Alugamos um apartamento pelo www.airbnb.com  Dizem que todos os apartamentos em Paris são mínimos. Os outros eu não sei, mas esse era. Meu marido não cabia direito nem dentro do box (pela altura), era mega engraçado! rs Então nos sentimos Parisienses por 2 noites! rs Foi divertido. O apartamento que ficamos foi esse aqui ó: https://www.airbnb.com.br/rooms/300243  ele era no arrondissement 6. Não chegamos a conhecer a locatária, mas correu tudo super bem. O lugar é mega bem localizado, num bairro boêmio (minha cara! rs). O Ernest Hemingway morou nesse prédio! rsrs

Sem nenhuma preguiça deu pra conhecer muita coisa a pé. E algumas coisas fizemos de metrô. A cidade é muito bem servida de metrô.

ONDE FUI:
Torre Eiffel - CLARO! E estar ali é um sentimento maravilhoso. Como bons turistas paramos num mercado compramos umas baboseiras, um vinho, copos plásticos. Lá estendemos cangas, e fizemos um pic nic. Foi o pic nic mais chique que já fiz, não pela comida, mas pelo lugar, afinal. O jardim em volta da torre fica repleto de gente. O ambiente é mega bacana. Fora que a vista é deslumbrante.
Nós não subimos a torre. Tínhamos tão pouco tempo que nem cogitamos isso. A fila era enorme! Fora que da torre vc vê toda Paris SEM A TORRE. Então fomos ver a Paris com a torre.

Vá de dia E de noite. São duas sensações diferentes. Ela fica ainda mais linda a noite! É muito legal!

Torre de Montparnasse - Ali sim a gente tem como ver Paris com a torre Eiffel aparecendo! E não tem quase nenhuma fila! É tipo o Top Of The Rock em NY, vc paga um valor x pra subir, vê a vista, sobe um pouco mais se quiser ficar ao ar livre e depois desce. É bacaninha, vai! É o prédio mais alto de Paris e tem-se uma vista espetacular!
Vista de Paris COM A TORRE, em torre de Montparnasse (bem mais legal!)

Eu não fui mas uma amiga me indicou ir a um restaurante lá nessa torre. É o Ciel de Paris Pelo que ela me falou é mega chiquetoso mas vale a pena pra quem quiser fazer uma coisa bem romântica na viagem (e tiver podendo, né! rs)

Sacre-Cour - é uma basílica no alto de um morro. Para chegar lá fomos de metrô. E depois subimos o morrinho a pé. Claro, fizemos um picnic ali nos jardins regado a vinho e marrons. 
A basílica em si não achei nada demais. E as ruazinhas que vão do metrô até a basílica mais parecem uma 25 de março. Lotadas de bugingangas. Realmente não sei o que as pessoas falam tanto de ir lá... mas gosto é gosto. Eu passarei uma próxima fez sem problema algum em não voltar ali. rs

Notre Dame - Essa sim é uma igreja que eu achei LINDA! Aproveitei cada minutinho lá dentro pra ficar embasbacada. Achei muito legal. 

Louvre - Precisa falar algo a mais? Não, né? Até eu que não gosto muito de museu achei bacana! rs E esse é aquele estilo TEM QUE IR. Ok, não precisa ver tudo, não precisa nem tentar ver tudo. Escolhe uma coisa, mas vai. 


COMIDA
Em Paris não achei nada maravilhoso, fora os marrons, que são uns docinhos tipo um bem casado de suspiros com recheio esquisito e cores inusitadas. O que eu mais gostei foi numa feirinha de rua ali perto 'de casa'. A marca é Fleur D'Argoat. E o mail  dele é fleurdargoar@gmail.com (quem sabe vc não pergunta onde consegui comprar quando tiver por lá).

Crepe - ali perto da torre de Montparnasse tem uma área tipo uma feirinha e tem venda de comidinhas. O crepe de uma barraca grande que tem ali é bem legal.

No mais n achei nada lá maravilhoso. Já em outros lugares da França.... comi muito! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário