domingo, 2 de dezembro de 2012

Rio de Janeiro, cidade MARAVILHOSA!

O Rio de Janeiro continua lindo! O Rio de Janeiro continua sendo! O Rio de Janeiro, fevereiro e março. Eta cidade PERFEITA! Sou fã de carteirinha, fã roxa, incondicional dessa cidade linda de povo pra lá de bacana!

Mas como sou pastel pra caramba à beça apesar de saber quase tudo dessa cidade perfeita (não fale mal do Rio pra mim, vc corre SÉRIO risco de morte! Ema, Ema, cada um com seus 'pobrema', sacou?!) eu esqueci de colocar aqui. E agora vou disponibilizar minhas dicas pra que todos possam se não amar como eu, passar a curtir o que a cidade tem de bacana. Vou levar um tempo bem grande atualizando esse post com certeza porque não dá pra colocar tudo de uma x só. Mas espero ajudar aos amados amigos Paulistas a conhecer o que há de bom (fora tudo) no Rio. Mas não se avexe se não for Paulista, pode ser Capixaba, Mineiro, Baiano, Catarinense, essas dicas servem para todos.

VOU COLOCAR SÓ AS DICAS QUE MANDEI PRA UMA AMIGA ESSES DIAS. DEPOIS VOU ATUALIZAR E SEPARAR POR BAIRROS PRA FICAR MAIS FÁCIL, OK!

A cidade que todos conhecem como maravilhosa é restrita à Zona Sul do Rio. Mas há uns apêndices. Bairros que são turísticos (na visão de um carioca): Centro, Flamengo, Copacabana (eca!), Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Humaitá, Gávea, Arpoador, Urca, Barra da Tijuca. Alguns outros bairros que são interessantes para botequeiros como eu: Lapa, Tijuca, São Cristóvão, Vila Isabel e Santa Teresa.

Vou tentar falar sobre todos um pouco e umas dicas gerais da cidade, ok! Não necessariamente vai estar na ordem escrita aqui em cima. Qq dúvida ou querendo saber mais é só falar comigo!


PRAIAS:

 Antes de mais nada não vá à praia de tênis, de meia, de sapato, de sandália. Carioca que se preza anda de chinelo. E turista que quer se enturmar imita! rs Nada de shorts! Use saída de praia ou kanga mesmo. E nada de bijuterias ou jóias. Só se for umas específicas de praia! rs Meia e tênis tb é esquisito pra caramba à beça!  E NUNCA use pochete (peloamordeDeus!)

Vá pra praia com algum dinheiro, porque vc pode alugar cadeira, guarda sol, beber e comer no kiosque e ainda pode beber ou comer ou comprar roupas, kangas, artigos em geral com os vendedores ambulantes super animados.

E o principal: Só vá à praia se tiver de bom humor. Praia é lugar de gente extrovertida, brincalhona. É muito comum ver grupos de amigos na praia colocando a conversa em dia. E fazendo mais amigos. Carioca usa a praia como forma de sociabilização. Mantenha-a assim, por favor!!!! Se tiver de mal humor fica em casa vendo tv! rs

Se vc é como eu que curte ir à praia mas n curte ficar estatalado no sol, alugue uma cadeira, um guarda sol, coloque um protetor 50 no corpo, 30 no rosto, chama seus amigos ou vá com um bom livro e passe o dia na sombra,. Vc vai queimar loucamente, um bronzeado lindo mas n vai descascar. Mas lembre-se de repassar o protetor solar pelo menos de 3 em 3 horas, ok! E lembre-se de beber muita água (sim, fora o chopp, caipirinha, qq coisa com álcool, é necessário beber bastante liquido sem álcool pra manter o corpo saudável e ativo no calor).

Uma coisa que eu faço MUITO é: vou à praia umas 8, 9h da manhã. Fico nesse esquema de sombra com muito protetor solar e água de coco até umas 11h +-. Saio de lá  e vou prum boteco (já é quase meio dia, já dá pra beber! rsrsrs). Adoro ir pra Universidade do Chopp do Leme (pq tem o melhor frango a passarinho da cidade, um chopp pra lá de estrondosamente gelado E como é longe do Leblon, onde fico, ainda por cima vou chegar lá já sendo meio dia mesmo! rs). Então fico por ali até +- 16h. E volto pra praia! Há! Fico lá até o sol descer, vou pra casa, tomo banho, descanso e saio de novo! rsrsrs E não importa que horas vou dormir! No dia seguinte praia é de manhã cedo! Até pq se quer dormir pode dormir na praia. Há! Pq perder tempo! rsrsrs

NÃO DE FORMA ALGUMA, JAMAIS vá às praias da Glória,  Flamengo ou de Botafogo. Elas são praias de baia. Ou seja, são esgotos. Essas 3 áreas são legais andar e pra tirar fotos lindas. Só. PONTO. Nada de querer pegar sol por ali. 

Copacabana não é praia de baia mas é muito turístico. Se vc quer conhecer o Rio de carioca, não é em Copacabana que vc vai ficar. 

Praia legal pra tomar banho é a praia de Ipanema ou do Leblon. Eu gostava de ficar em Ipanema em frente ao hotel Caesar Park, em Ipanema. Mas ultimamente quando vou ao Rio tenho ficado ali entre a rua rainha Guilhermina e a rua General Artigas, no Leblon. É uma área legal. Eu tenho curtido bastante.

Se vc não tem escolha e vai estar hospedado lá no caixa prego (ops, Barra da Tijuca), fique ali na área do Pepê, que é bem legal. Mas não me faça o mico de ficar pedindo autógrafo pros famosos que ficam ali, né! E nem ficar olhando descaradamente. Finja que é carioca e que isso é MEGA normal. Porque pra nós, é.

Ali perto do Pepê vc vai ter a área chamada Jardim Oceânico, que é, pra mim, a melhor área da Barra. Ótimos restaurantes, padarias, tem uma Bibi Sucos, vale a pena conhecer essa área (só se vc já tiver pela Barra).

Na praia vende-se de tudo! Pode comer sem dó! Eu só não recomendo (por questão de medo mesmo) comer nada de frutos do mar vendido por vendedores ambulantes.
Recomendo MASTER: Biscoitos Globo, Chá Mate (o que o cara que faz, que mistura com limão na hora, não o industrial. É bem mais gostoso!) Rsrrs, Picolés Itália e, claro, água de coco.

Eta vidão! (ok, aqui com o industrial, mas ainda prefiro o natural!)
VISITAR:

Praia vermelha é muito legal pra visitar. É a praia que fica perto do morro da Urca (mais conhecido como bondinho). Então se vc for subir o bondinho tira um tempinho para ir até ali na  praia (para olhar, não pra tomar banho). Quando vc estiver em frente à praia, no calçadão, vc olha pra sua esquerda que vc vai ver uma ruazinha de concreto. Vá ali. Eu n lembro o nome mas é um caminho n sei o que. Ande por ali; É bonito. E é dali que tiraram os lances dos macaquinhos ladrões do filme Rio. Eles realmente gostam de roubar coisas! Rsrsrsrsrs

Ali tem uma trilha que vc pode subir o primeiro morro do pão de açúcar a pé. É bem legal. Eu n lembro quanto tempo leva pra fazer a trilha, mas não é muito tempo. Se quiser ir pro segundo morro pode pagar e ir sem problema algum. Como a gente não tinha como pagar a gente ia até o primeiro andando, ficava olhando a vista, fazia um pic nic e voltava. rs

Se nunca fez sugiro que suba o bondinho. Não sei quanto custa, mas é muito legal!

Visitar o Cristo tb é legal.  Eu n sei como chega lá a n ser de carro. Mas sei que existe um trenzinho que sai do Cosme Velho e sobe até lá, mas nunca fui nele. Eu acho a vista do Pão de açúcar mais legal, mas o Cristo é mais alto, dá pra ver toda a cidade (e suas mazelas tb). O pão de açúcar vc só vê a parte bonita! Huahahuahuahuahua

Lagoa Rodrigo de Freitas é linda! Indo de táxi pede pro taxista te levar para a Borges de Medeiros (a rua que dá volta na lagoa) na altura do Jóquei. Ali na lagoa tem vários quiosques bacanas pra beber, comer e é legal de passear. Eu sou apaixonada pelo quiosque árabe que tem ali.

Na ultima x que fui n tinha mais mas antigamente tinha pedalinho. Lá eles tb alugam bicicletas e bicicletas pra varias pessoas. É divertido e tem uma vista e um clima muito legal!

Se vc for no centro da cidade vale a pena conhecer a Confeitaria Colombo http://www.confeitariacolombo.com.br/site/  É muito turístico. Pra dizer a verdade nem curto as comidas e doces de lá não, mas dá pra ter uma idéia de quão grandioso e luxuoso era o centro da cidade nos tempos áureos. Vale a pena mesmo não sendo adepto de lugares turísticos.

Se vc é muito, muito, muito low profile vale a pena conhecer a Feira de São Cristóvão. Mais conhecida como Feira dos Paraíbas. Lá vale a pena pra quem gosta de conhecer coisas diferentes, dançar forró e comer BEM uma boa comida nordestina. Tem barracas enormes com estruturas ótimas, comida maravilhosa! Dá uma olhada no site deles. http://www.feiradesaocristovao.org.br/#!vstc1=barracas    Mas lembre-se: SE vc é low profile. SOMENTE NESSE CASO, ok!

BOTECO:

No largo do machado (nome da praça onde fica o metrô do Flamengo) tem um barzinho que se chama Manoel e Joaquim, bar e botequim que é o lugar que eu mais amava ir! http://www.manoelejuaquim.com.br/ vc chega lá e eles colocam na sua mesa uma massinha de pizza bem fininha com sal grosso e alecrim pra acompanhar o chopp. É ótimo. Eu gostava de tudo de lá, principalmente do camarão. 

No aterro do Flamengo tem um buteco que meus amigos gostavam muito. O meu preferido era o Manuel e Joaquim, mas o preferido dos meus amigos era o Belmonte http://www.botecobelmonte.com.br/

Em Ipanema tem o Degrauhttp://www.restaurantedegrau.com.br/ . Eles tem o restaurante e o boteco do lado. Ambos são bons. O mais famoso pastel da cidade! (Se bem que depois de morar em SP e ter pasteis maravilhosso de feira, o de lá perde... mas vale pelo lugar e pela história! rs).

Cobal do Humaitá - A Cobal é um lugar de mercado como de feira que é dividido em áreas e tem na área externa um monte de botecos e restaurantes. É bem diferente, seguro, bacana. Eu gostava muito da do Humaitá. Nesse link do wikirio dá pra saber mais sobre lá: http://www.wikirio.com.br/Cobal_do_Humait%C3%A1  
É um lugar legal pra tomar um chopp em área aberta, ver gente bonita, encontrar os amigos, comer comidinhas boas!

COMIDA:

Tem um restaurante que faz parte da minha memória de adolescência que não consigo me desvencilhar. É o La Mole. http://www.lamole.com.br/portal/default.aspx o que eu realmente gosto deles é o medalhão de filet mignon com arroz a piamontese. Tem em muitos bairros.

Um restaurante que eu gostava muito, que é de comida bem gostosa e mais natureba é o Gula Gula http://www.gulagula.com.br/ tb tem em vários bairros

No centro da cidade o meu preferido é DAMASCO. Uma comida árabe MARAVILHOSA! Amo muito mesmo!!! Rua do Rosário, 148. Vale a pena! Eu costumo comer arroz com lentinhas (que vem com muita cebola frita em cima) e kafta. Mas eles tem muitas opções maravilhosas!

Um restaurante MUITO conhecido na Urca (mesma área do bondinho) é o Bar Urca. Tb vale a pena. Se vai ao bondinho e tá perto do almoço, dá uma paradinha por ali. http://www.barurca.com.br/


LANCHES:

O Rio é cheio de casas de sucos. As que mais gosto são o Balada Sumos (no Leblon) e a Bibi Sucos, que tem em vários bairros. O açaí deles (dos dois) é divino!!!!!! E os lanches tb.

E o lanche da madrugada que todo mundo tem que conhecer é o do Cervantes. http://www.restaurantecervantes.com.br/ É legal! Rsrsrsrs E muito, muito, muito típico de carioca.

SORVETE:

Eu gostava muito dos sorvetes do Mil Frutas http://www.milfrutas.com.br/  Mas aviso: antes de conhecer os sorvetes da Itália. Não sei se ainda vou gostar... rs

3 comentários:

  1. Quer dizer que não é para usar tenis e pochete na praia? Depois das suas dicas tentaremos ser os branquelas mais cariocas da praia . . .

    ResponderExcluir
  2. Espero que aproveitem as dicas! E quem saiam de lá com uma ótima experiência na cidade! :) E , de quebra, moreninhos! rsrs Lembrem-se de exagerar no filtro solar e na ingestão de líquidos não alcoólicos! rs Assim não vão ser nem branquelas e nem tomates! rs
    Boa viagem!

    ResponderExcluir