sábado, 8 de dezembro de 2012

São Paulo, a cidade da garôa. SP e eu, eu e SP.


Ontem me peguei pensando: poxa, tenho escrito das viagens e dicas e eu moro na maior cidade do Brasil, muitos amigos meus vêm pra cá e eu não dou dicas a eles! rsrsrsrs

Então vou fazer esse post sobre São Paulo. Mas aí quando começo a escrever percebo que vai acabar sendo principalmente um desabafo de uma carioca que mora em São Paulo. Um desabafo-declaração, eu diria. Então sintam-se à vontade para ir somente para as dicas (que vão estar coloridinhas pra facilitar). Prometo que atualizo as dicas conforme for conhecendo - ou lembrando - mais coisas por aqui. Mas o que importa é que agora vou ter esse espaço pra falar como foi a adaptação e como é a vida aqui (xiiiiiix! rs).

Para começar até hoje não entendi o que é uma garôa. Não sei se é quando está com gotinhas de orvalho ou quando está chuviscando... 

São Paulo é uma cidade incrível. Vc encontra tudo o que estiver procurando. É uma loucura e uma delícia. Tem de tudo um pouco, pra todos os gostos, pra todos os bolsos, pra todas as gentes. Até o clima aqui ajuda para essa diversidade absurda, pois ele diversifica durante o dia. É quase impossível um dia começar e terminar de um mesmo jeito (ou quente ou frio ou chuva). Sempre muda pelo menos uma vez ao dia. 

Mas o que é mais intrigante aqui é o povo. Fora o fato de ter um leque incrível de diversidade cultural (que isso todo mundo já sabe então vou pular na cara dura), as pessoas aqui são muito interessantes. De início são difíceis, fechadas. Não tem aquele "entra aê, seja bem-vindo que a casa é sua" normal do carioca. Mas depois que vc consegue sua confiança elas são incríveis, parceiras, amigas, companheiras por demais da conta. Não sei o que seria de mim sem meus amigos daqui, sem minhas relações daqui. Seria, no mínimo, menos feliz, menos completa, menos diversa.

Eu estava acostumada com o jeito despojado de carioca, que sai do emprego e aí liga pro amigo e manda: "e aí, um choppinho onde?". Daí vim pra uma cidade onde tudo é difícil, onde tudo é com agenda. SIM, o chopp (que eles preferem breja - cerveja) é com agendamento prévio! rsrrs Isso foi muito difícil me acostumar! Aqui um amigo não bate a campainha pq resolveu ir te ver. Ele liga, pergunta se pode e aí vai te ver na semana que vem. É bonitinho, organizado, mas esquisito.  

E como muitos outros pontos muito bem falados no livro de Raquel Oguri, Manual de sobrevivência em São Paulo, um guia para cariocas e simpatizantes; o paulistano é um povo que ADORA reclamar. De barriga, de cultura e de cabeça cheia, mas adora. Aliás, esse livro vale a pena de ser lido não só por cariocas que moram aqui, mas por todos. É bem explicativo, fora deveras divertido! Então vou pras minhas dicas porque muitas das coisas que eu poderia escrever das minhas experiências ela já colocou no livro dela! rsrsrs


NIGHT

Eu não tenho como começar a falar de dicas de São Paulo sem começar pela baladinha mais supimpa do planeta, o The Clock, CLARO! rsrsrs

O The Clock é um bar temático de rock anos 50/60 muito pra lá de maneiro! Se você curte um rockabilly pra ouvir, ou se vc curte dançar um rockabilly esse é seu lugar! Mas se vc não tem muita certeza nem do  que é rockabilly mas acha bacana a idéia de ter uma noite diferente revivendo os maravilhosos tempos de ouro do rock'nroll ao som de Elvis, Jerry Lee Lewis, Jovem Guarda, esse também é o seu lugar! Meninos de topete, meninas de saia rodada e bolinhas, muitas bolinhas. Esse é o cenário dessa casa.

Realmente não conheço nenhuma outra balada tão familiar, com um clima tão extrovertido, tão bacana. Tudo bem que nos dias que eu discoteco por lá eu acho que fica mais legal ainda! huahuahuahuahua Mas todos os djs e bandas são supimpas! Vale a pena pra conhecer e frequentar quando vier a SP. Com certeza vai ser uma noite bem diferente! :)
Eu no THE CLOCK revivendo um tempo que não vivi. Uma delícia!

Rua Turiassú, 806 - Perdizes, SP. Funciona toda sexta e todo sábado (exceto entre Natal e Reveillon) das 21h às 4h. Também funciona alguns domingos ao mês das 17h às 22h. Ah! MUITO importante é levar documento original de identidade. Sem documento NÃO ENTRA! Além disso a entrada e permanência de menores de 18 anos só é permitida na companhia dos pais (salvo aos domingos que, por conta da idade, é livre). 


PARQUES

Os Paulistanos gostam muito de parques. E a cidade tem bastantes deles. O que eu costumo frequentar é o Parque da Água Branca. É bem legal pra fazer um pic nic, passear, ter contato com a natureza e pra tomar um café da manhã natureba aos domingos! É bem legal!!!!

Tb curto os parques Ibirapuera e Vila Lobos.

Se vc tiver um dia do final de semana pra ir, vá de táxi. É um inferno conseguir estacionar nas redondezas dos parques. Dentro, então, aff!


PASTEL DE FEIRA

Uma coisa que se aprende rápido aqui é o bairrismo, principalmente no quesito melhor pastel. Pra todo Paulistano o melhor pastel que tem é o da feira mais próxima à sua casa. E provavelmente é mesmo, pq não tem nenhum ruim!

Quando vier tenta descobrir uma feira perto de vc. Tem pastel pra todos os gostos. E um caldo de cana tb que hummmmmm... deu até fome! rsrsrs Vale sim a pena. É esquisito comer pastel de manhã mas não pode perder!!! 

Vc pode encontrar uma feira perto de vc por aqui ó: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/abastecimento/feiras_livres/onde_encontrar/index.php?p=16601


SHOPPING

Se vc precisa ir a um shopping vá antes das 17h e dia de semana. Após o horário de trabalho e nos finais de semana mais parece um inferno. É sempre lotado. Se tiver chovendo, então... Aff! 

Tem shoppings muito bacanas, com muitas atrações. Mas tente não ir em horários de pico pq tudo pode demorar muito. Essa quinta por exemplo eu fui com minhas primas ao Outback do Bourbon. Abre às 18h. Chegamos às 19:05. Já estava lotado e com 36 mesas de fila de espera na nossa frente! Esse é o resultado de férias, após as 17h E chuva... rs


COM CRIANÇAS / ADOLESCENTES

Tive que fazer um roteiro infanto juvenil para uns dias que recebi meus sobrinhos. E achei bem bacana! Alguns lugares que vale a pena ir com os pimpolhos:


- Aquário de São Paulo  - é bem legal!  Mas não vale querer comparar com mega atrações mundo afora como Sea World, Discovery Cove, Aquário de Lisboa, essas coisas, heim! O daqui é bacana, um pouco mais do que 'dá pro gasto', mas é realmente legal. Um dia que as crianças vão curtir, aposto!


- Estação ciência da Lapa - é divertido, dá pra aprender brincando. Consome boa parte do dia e vc tb vai curtir! rsrsrs  



COMIDA e afins:
Comida Italiana O lugar que eu mais amo não fica no Bexiga, o tradicional bairro de cantinas Italianas. É o Per Paolo pra mim é o restaurante que melhor se assemelha aos bons restaurantes na Itália. Eles tem várias unidades. VALE MUITO A PENA! É MARAVILHOSO! MUITO! PERFEITO! Não é barato, mas compensa cada centavo. O couvert é ótimo! Peça-o. Os pratos principais são manjares dos Deuses! Eu só não curto nenhuma das sobremesas deles...
O lugar não é chique, mas bem decorado. O atendimento não é maravilhoso, mas é cordeal. E a comida vale por tuuuudo! Eu gosto de simplesmente tuuuudo no cardápio (ok, o que eu mais gostava eles tiraram na última renovação de cardápio, mas é comum eu n gostar de coisas populares... rs).
Enjoy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário